Pesquisar este blog

sábado, 28 de agosto de 2010

CARTA ABERTA DO MTR/SP (lida na manifestação do dia 23 de Agosto de 2010)

CARTA ABERTA DO MTR/SP A FAVOR DA LIBERAÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS ABERTOS PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES ARTÍSTICAS.

Esta carta é um protesto contra as perseguições abusivas por parte do aparelho estatal contra as artes populares. Chegamos à primeira década do século XXI e os artistas populares e a arte que produzem continuam relegadas ao esquecimento ou sofrendo constantes ameaças.
Perseguição aos artistas, fechamento ou ameaça de fechamento de espaços culturais geridos por coletivos, rígida fiscalização, atores apanhando da polícia, proibição de eventos em praças públicas, tudo isso ocorrendo em 2010 em diversos lugares do Brasil. O que está ocorrendo? Onde ficam os direitos garantidos pela Constituição?

“é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”
Constituição Brasileira, artigo 5º termo IX
Toda e qualquer arte que se coloca como contra hegemônica, vem sofrendo perseguições. A constatação é dura, mas a realidade pode ser ainda muito mais.
Após a realização do FORUM da 5º MOSTRA LINO ROJAS DE TEATRO DE RUA em Julho de 2010, discutindo as dificuldades dos grupos em realizar suas atividades pelas ruas, nós do MTR/SP (Movimento de Teatro de Rua da cidade de São Paulo) coletamos diversos relatos de grupos de teatro de rua a respeito desses entraves. Os relatos denunciam a falta de respeito ao artigo 5º da Constituição Brasileira.
Porém, ao investigarmos, facilmente nos deparamos com casos onde grandes produções ou jovens artistas que se enquadram na ditadura do mercado tem sido apoiados com muito dinheiro via leis de incentivo como a Rounet.
Enquanto isso as artes populares sofrem com despejos, falta de apoio e reprimendas policiais.
Exigimos um posicionamento das gestões públicas e o apoio da população para que seja garantida aos artistas populares a liberdade de expressão e de trabalho com dignidade.
Arte não é luxo, nem lixo. Ela pode e deve ser feita na rua.

São Paul
o, 23 de Agosto de 2010
MTR/SP

Movimento de Teatro de Rua da Cidade de São Paulo
(O Movimento de Teatro de Rua da Cidade de São Paulo (existente desde 2002) agrega diferentes grupos e companhias de teatro de rua, pensadores e afins que visam a construção de políticas públicas permanentes que garantam a continuidade de pesquisa, produção e circulação do teatro de rua nessa cidade. O Movimento propõe ações que possibilitam o desenvolvimento de reflexões sobre o teatro de rua em âmbito nacional, bem como sobre sua relação com a cidade. Os integrantes do movimento de teatro de rua da cidade de São Paulo defendem a valorização do espaço público aberto como local de criação, expressão e encontro, compreendendo que assim esse espaço torna-se ambiente propício à ampliação da cidadania de quem com ele se relaciona.)

Nenhum comentário: