Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

ARTISTAS MORREM EM FRENTE À PREFEITURA!

ARTISTAS MORREM EM FRENTE À PREFEITURA!



Artistas do MTR/SP (Movimento de Teatro de Rua de São Paulo) morrem simbolicamente no próximo dia 23 em ATO PÚBLICO pelo cumprimento da Constituição Brasileira.



“é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”


Constituição Brasileira, artigo 5º termo IX



No dia 23 de agosto (Dia do Artista e Dia Contra a Injustiça), no Largo do Paissandu, a partir das 10h, em São Paulo, os grupos de teatro de rua do MTR/SP darão início a uma manifestação repleta de intervenções artísticas, em conjunto com a Rede Brasileira de Teatro de Rua, a favor da liberação dos espaços públicos abertos (ruas, praças, vielas, jardins, parques) para realização das suas atividades artísticas. A manifestação será feita por todo o país.


Em São Paulo estão confirmadas as presenças dos grupos:
Buraco d'Oráculo
Cia As Marias
Cia dos Inventivos
Cia do Miolo
Como Lá em Casa
Grupo Teatral Parlendas
Mamulengo da Folia
Núcleo Cênico ProjetoBaZar
Núcleo Pavanelli
Pombas Urbanas
Populacho e Pic Nic
Trupe Artemanha
TUOV (Teatro União e Olho Vivo)

Os artistas seguirão em cortejo até a Praça Patriarca e o ponto alto da programação será por volta das 14h, horário em que os participantes se deitarão em frente ao prédio da prefeitura de São Paulo, montando um cemitério cênico repleto de cruzes brancas em um ato simbólico de morte do artista popular. Neste momento ocorrerá leitura a população de uma Carta Aberta (que será encaminhada aos Prefeitos, Governadores, Secretários de Cultura, MinC, FUNARTE, Conselho Nacional de Política Cultural, Conselhos Municipais e Estaduais de Cultura, vereadores, deputados e senadores).



Outras cidades do Estado de São Paulo se mobilizarão simultaneamente conforme descrito abaixo:



Em SOROCABA o grupo Nativos Terra Rasgada fará mobilização, juntamente com outros grupos da cidade, na Praça Coronel Fernando Prestes (Centro) mantendo os mesmos horários e ações da capital.
Em PRESIDENTE PRUDENTE os grupos Circo Teatro Rosa dos Ventos, Os Mamatchas e outros grupos integrantes da Federação Prudentina de Teatro marcarão presença com banda e na companhia lúdica do bonecão caricatura “Secontrário de Cultura”. Os locais da manifestação serão as entradas: do Teatro Municipal e Teatro César Cava no horário de abertura dos espetáculos do FENTEPP (Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente), que terá início no dia 20 de Agosto e cuja programação detalhada ainda não foi divulgada no site oficial do evento, fato questionado pelos grupos envolvidos na manifestação.

SOBRE O MTR / SP
O Movimento de Teatro de Rua da Cidade de São Paulo (existente desde 2002) agrega diferentes grupos e companhias de teatro de rua, pensadores e afins que visam a construção de políticas públicas permanentes que garantam a continuidade de pesquisa, produção e circulação do teatro de rua nessa cidade. O Movimento propõe ações que possibilitam o desenvolvimento de reflexões sobre o teatro de rua em âmbito nacional, bem como sobre sua relação com a cidade. Os integrantes do movimento de teatro de rua da cidade de São Paulo defendem a valorização do espaço público aberto como local de criação, expressão e encontro, compreendendo que assim esse espaço torna-se ambiente propício à ampliação da cidadania de quem com ele se relaciona.

Realizações:
- 1º Seminário de Teatro de Rua (2003);
- Overdose de Teatro de Rua – 5 edições;
- 1ª Temporada de Teatro de Rua de São Paulo (2004);
- MOSTRA DE TEATRO DE RUA LINO ROJAS – 4 edições (a 5ª edição ocorrerá ainda em 2010)
- Revista Arte e Resistência – 2 edições;
- Participação na criação da Rede Brasileira de Teatro de Rua.

Sobre a RBTR (Rede Brasileira de Teatro de Rua)
Criada em 2007, a Rede Brasileira de Teatro de Rua é atualmente formada por movimentos e grupos de 27 estados brasileiros. Já realizou sete encontros, trazendo inclusive grupos da Argentina e da Colômbia para os debates.
A Rede Brasileira de Teatro de Rua é um espaço físico e virtual de organização horizontal, sem hierarquia, democrático e inclusivo


INFORMAÇÕES:
Manifestação a favor da liberação dos espaços públicos abertos para a realização de atividades artísticas.

São Paulo (capital)
Dia 23 de Agosto de 2010
Horário: Das 10h às 14h.
Local: Largo do Paissandu (concentração) seguindo em cortejo até a Praça do Patriarca (centro de São Paulo)
CONTATO: Aurea Karpor (11) 8337-5168 - aurea@projetobazar.com.br

Sorocaba
Dia 23 de Agosto de 2010
Horário: Das 10h às 14h.
Local: Praça Coronel Fernando Prestes (centro)
CONTATO: Flávio Melo (15) 9748-3690 – flavio@nativosterrarasgada.com.br

Presidente Prudente
Dia 23 de Agosto de 2010
Horário: início dos espetáculos do FENTEPP
Local: Entrada dos Teatros:
Teatro Municipal Procópio Ferreira - Piso inferior da Prefeitura Municipal de Pres. Prudente – SP - Av. Cel. José Soares Marcondes, n° 1200 – Centro
Teatro César Cavas - Rua José Bongiovane, 700
CONTATO: Lois (18) 9747-6867 – lpvalente@hotmail.com


TODOS ESTÃO CONVIDADOS A PARTICIPAR!!!
MTR/SP
http://mtrsaopaulo.blogspot.com/

Nenhum comentário: