Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de março de 2008

2ª Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas

RELATÓRIO
Amir Haddad portando o estandarte do MTR/SP - Foto: Augusto Paiva

INTRODUÇÃO
De 10 a 15 de dezembro a cidade de São Paulo teve momentos de magia e alegria com a realização da 2ª Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas, uma ação conjunta do Movimento de Teatro de Rua de São Paulo e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Dessa vez a Mostra contou com o apóio de outras instituições, como o MINC, a FUNARTE, os Pontos de Cultura e de sua antiga parceira Cooperativa Paulista de Teatro, estes apoios demonstram sua importância e é também o reconhecimento da mesma.
Este ano a Mostra homenageou um grande nome do teatro de rua: Amir Haddad, que tem uma trajetória brilhante com seu grupo TÁ NA RUA (RJ), que já conta com quase três décadas de existência.
A mostra teve a seguinte programação:
· 1º Dia: abertura com um cortejo do Teatro Municipal à Praça do Patriarca, apresentação do TÁ NA RUA, homenagem a Amir Haddad e coquetel na sede da Funarte;
· Quatro dias de apresentações com a participação de 20 grupos;
· 6º dia, sábado, almoço de confraternização no Instituto Pombas Urbanas, cortejo pelas ruas da Cidade Tiradentes, encerramento com apresentação de jovens artistas.

ABERTURA
Na abertura tivemos um grande cortejo que saiu da frente do Teatro Municipal, cruzou o Viaduto do Chá e chegou a Praça do Patriarca, local da realização da Mostra e onde o TÁ NA RUA, esperava para fazer sua apresentação.
O cortejo contou com centenas de artistas, todos caracterizados, acompanhados por um grupo de maracatu que animou ainda mais a caminhada.

HOMENAGEM
A noite na sede da Funarte, foi feito uma homenagem ao diretor Amir Haddad, fundador do grupo TÁ NA RUA, do Rio de Janeiro. Foi entregue uma placa como reconhecimento pelo seu trabalho dedicado ao teatro de rua brasileiro. Estavam presentes quase duzentos artistas e autoridades, como representações da Funarte, do MINC, Secretaria de Cultura de Mauá etc.

MOSTRA – ESPETÁCULOS
A Mostra propriamente ocorreu do dia 11 (terça-feira) a 14 (sexta-feira) de dezembro, sempre das 10:00 às 18:00 h com cinco espetáculos por dia, perfazendo um total de vinte espetáculos.
A presença do público foi maciça, mesmo nos dias de chuva, com o público acompanhando os espetáculos embaixo de seus guarda-chuvas. Estimamos um público 11.000 (onze mil) pessoas.
A Mostra ocorreu sem incidentes e todos os horários foram cumpridos. Esse anos pudemos contar com quatro produtores, que cuidaram de todos os detalhes.

ENCERRAMENTO
Como a Mostra anterior o encerramento foi realizado na Cidade Tiradentes. Quando os artistas chegaram foram recebidos para um grande almoço, depois realizou-se o cortejo pelas ruas daquele bairro, com a presença de dezenas de artistas de toda a cidade, bem como o público da comunidade, tivemos ainda presença do grupo de maracatu e de bonecões.
O público acompanhou o cortejo com os artistas e, das ruas, víamos os olhares de todos os moradores que corriam para a rua ou para as janelas, para acenar para demonstrar sua alegria. No cortejo havia em torno de 400 pessoas.
Após o cortejo o encerramento foi no Centro Cultural Arte em Construção, com apresentações de jovens artistas da comunidade. Toda a organização do encerramento foi feito pelo Pombas Urbanas.

CONCLUSÃO
Mais uma vez a Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas foi um sucesso em todos os seus aspectos, consolidando-se no calendário cultural paulistano.
A Mostra só vem confirmar a importância das artes estarem também no espaço público aberto, sensibilizando o transeunte, humanizando as relações, colorindo e poetizando a selva de pedra que é a cidade de São Paulo.
Em 2008, objetivamos ampliar o alcance da Mostra através da descentralização de parte de sua programação.

Movimento de Teatro de Rua de São Paulo

Nenhum comentário: