Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de março de 2008

V OVERDOSE DE TEATRO DE RUA

ComiCidade - Buraco d`Oráculo - Foto: Divulgação
O dia 27 de março, dia do teatro e do circo, ficará marcado na história, pois em quase todo o Brasil ocorrerá manifestações no intuito de cobrar e sensibilizar os políticos para a construção de políticas públicas para estes seguimentos, ao todo serão dezessete estados que farão apresentações, caminhadas e cortejos como ato artístico e político.
Em São Paulo o Movimento de Teatro de Rua de São Paulo (MTR/SP), realizará a V Overdose de Teatro de Rua na Praça do Patriarca no centro de São Paulo, das 10:00 às 16:00, após, fará um cortejo com a Redemoinho até o Teatro Municipal e lá será lido um manifesto.
A V Overdose de Teatro de Rua trará três espetáculos: ComiCidade (Buraco d`Oráculo), A Brava (Núcleo Brava Companhia) e Bumba meu boi (Como Lá Em Casa) e várias performances. Ao longo do dia serão lidos as reivindicações que estão sendo feitas ao poder público municipal, estadual e federal.
Em São Paulo estamos pedindo a ampliação dos recurso do Fomento ao Teatro, no estado queremos a retomada do Fundo Estadual de Arte e Cultura e na instância federal, queremos o encaminhamento e votação do Prêmio Teatro Brasileiro.
A V Overdose prestará ainda uma homenagem a Rubéns Brito, professor livre docente da Unicamp, falecido recentemente.


SERVIÇO:
O QUÊ: V OVERDOSE DE TEATRO DE RUA
ONDE: Praça do Patriarca, S/N
QUANDO: Dia 27 de março de 2008, das 10:00 às 16:00 h
QUANTO: Gratuito!
REALIZAÇÃO: Movimento de Teatro de Rua de São Paulo

MAIORES INFORMAÇÕES: (11) 8188-3670


PROGRAMAÇÃO:
V OVERDOSE DE TEATRO DE RUA
HOMENAGEM À RUBÉNS BRITO (IN MEMORIAM)


09:00 – III PALHASSEATA PAULISTA (do Largo do Paissandú a até a Pça. do Patriarca) – Teatro de Rocokóz
10:00 – ABERTURA
10:15 – Centro de Pesquisa para o Teatro de Rua Coordenado pelo Núcleo Pavanelli fará um cortejo performático com os seus alunos e uma homenagem ao Dia do Circo.
10:50 – Buraco d`Oráculo – ComiCidade
11:55 – Trup Trolhas – O Entregador de Cartas
12:35 – Brava Companhia – A Brava
14:10 – Aládia Cintra (Os Itinerantes) – Latifúndio
14:30 – Companhia Cristal – Acordei com o Cordel
14:50 – Como Lá em Casa! – Bumba meu Boi
15:30 – Ciranda
15:45 – Manifesto MTR/SP

Ato Pelo Teatro - 27/03/08

A Brava - Núcleo Brava Cia - Foto: Augusto Paiva

No dia 27 de março comemora-se o dia mundial do teatro, é também um dia dedicado ao circo: duas artes que remontam a Antiguidade. A primeira tem como berço a Grécia, a segunda, provavelmente surge na China a mais de cinco mil anos. As duas em muitos momentos se misturam, pois o teatro, como arte híbrida e sintética que é, bebe em todas as fontes e não poderia ser diferente em relação ao circo, principalmente na contemporaneidade. Já o circo, um eterno renovador de sua própria arte alimenta-se também do teatro.
Pois é nesse dia tão importante que os artistas de várias partes do Brasil se unem em um ato público para cobrar das instâncias políticas a devida atenção, principalmente no que diz respeito a criação de leis com investimento direto do Estado, visando a sustentabilidade dessas duas artes milenares, na sua pesquisa, produção e circulação. Dezessete estados estão unidos em prol do teatro, lutando por políticas públicas, tornando esse dia histórico.
São Paulo terá a V Overdose de Teatro de Rua, manifestação artística e política realizada pelo Movimento de Teatro de Rua de São Paulo (MTR/SP), a mesma ocorrerá das 10:00 às 16:00h com intensa programação na Praça do Patriarca, centro da cidade. Após a Overdose haverá um cortejo até o Teatro Municipal, lá será lido um manifesto elaborado pela Redemoinho, que programou também uma discussão a noite no Teatro Fábrica com pensadores do teatro público.

Ainda no estado de São Paulo teremos programação em mais duas cidades: Santos, com a Trupe Olho da Rua e Presidente Prudente com o Grupo Rosa dos Ventos, todos integrantes do MTR/SP.

Pelo Brasil a programação é mais extensa ainda, pois os movimentos organizados, como Redemoinho e os movimentos de teatro de rua da Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais e o Movimento Escambo do Ceará e Rio Grande do Norte farão diversas apresentações, bem como preparam suas reivindicações ao poder público local. Como pauta comum, em âmbito nacional, todos reivindicam o Prêmio Teatro Brasileiro, entendido como o modelo de política pública cultural adequado, já que o Estado não entrega à iniciativa privada o poder de decisão do que é ou não cultura, como hoje é feita com as leis de renúncia fiscal.
Que o dia 27 de março mude a maneira como os políticos vêem o teatro, e a partir daí cumpram seu papel,criando leis de fomento, pois só assim essa arte chegará a todos os cidadãos brasileiros!

Movimento de Teatro de Rua de São Paulo

quarta-feira, 19 de março de 2008

2ª Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas

RELATÓRIO
Amir Haddad portando o estandarte do MTR/SP - Foto: Augusto Paiva

INTRODUÇÃO
De 10 a 15 de dezembro a cidade de São Paulo teve momentos de magia e alegria com a realização da 2ª Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas, uma ação conjunta do Movimento de Teatro de Rua de São Paulo e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Dessa vez a Mostra contou com o apóio de outras instituições, como o MINC, a FUNARTE, os Pontos de Cultura e de sua antiga parceira Cooperativa Paulista de Teatro, estes apoios demonstram sua importância e é também o reconhecimento da mesma.
Este ano a Mostra homenageou um grande nome do teatro de rua: Amir Haddad, que tem uma trajetória brilhante com seu grupo TÁ NA RUA (RJ), que já conta com quase três décadas de existência.
A mostra teve a seguinte programação:
· 1º Dia: abertura com um cortejo do Teatro Municipal à Praça do Patriarca, apresentação do TÁ NA RUA, homenagem a Amir Haddad e coquetel na sede da Funarte;
· Quatro dias de apresentações com a participação de 20 grupos;
· 6º dia, sábado, almoço de confraternização no Instituto Pombas Urbanas, cortejo pelas ruas da Cidade Tiradentes, encerramento com apresentação de jovens artistas.

ABERTURA
Na abertura tivemos um grande cortejo que saiu da frente do Teatro Municipal, cruzou o Viaduto do Chá e chegou a Praça do Patriarca, local da realização da Mostra e onde o TÁ NA RUA, esperava para fazer sua apresentação.
O cortejo contou com centenas de artistas, todos caracterizados, acompanhados por um grupo de maracatu que animou ainda mais a caminhada.

HOMENAGEM
A noite na sede da Funarte, foi feito uma homenagem ao diretor Amir Haddad, fundador do grupo TÁ NA RUA, do Rio de Janeiro. Foi entregue uma placa como reconhecimento pelo seu trabalho dedicado ao teatro de rua brasileiro. Estavam presentes quase duzentos artistas e autoridades, como representações da Funarte, do MINC, Secretaria de Cultura de Mauá etc.

MOSTRA – ESPETÁCULOS
A Mostra propriamente ocorreu do dia 11 (terça-feira) a 14 (sexta-feira) de dezembro, sempre das 10:00 às 18:00 h com cinco espetáculos por dia, perfazendo um total de vinte espetáculos.
A presença do público foi maciça, mesmo nos dias de chuva, com o público acompanhando os espetáculos embaixo de seus guarda-chuvas. Estimamos um público 11.000 (onze mil) pessoas.
A Mostra ocorreu sem incidentes e todos os horários foram cumpridos. Esse anos pudemos contar com quatro produtores, que cuidaram de todos os detalhes.

ENCERRAMENTO
Como a Mostra anterior o encerramento foi realizado na Cidade Tiradentes. Quando os artistas chegaram foram recebidos para um grande almoço, depois realizou-se o cortejo pelas ruas daquele bairro, com a presença de dezenas de artistas de toda a cidade, bem como o público da comunidade, tivemos ainda presença do grupo de maracatu e de bonecões.
O público acompanhou o cortejo com os artistas e, das ruas, víamos os olhares de todos os moradores que corriam para a rua ou para as janelas, para acenar para demonstrar sua alegria. No cortejo havia em torno de 400 pessoas.
Após o cortejo o encerramento foi no Centro Cultural Arte em Construção, com apresentações de jovens artistas da comunidade. Toda a organização do encerramento foi feito pelo Pombas Urbanas.

CONCLUSÃO
Mais uma vez a Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas foi um sucesso em todos os seus aspectos, consolidando-se no calendário cultural paulistano.
A Mostra só vem confirmar a importância das artes estarem também no espaço público aberto, sensibilizando o transeunte, humanizando as relações, colorindo e poetizando a selva de pedra que é a cidade de São Paulo.
Em 2008, objetivamos ampliar o alcance da Mostra através da descentralização de parte de sua programação.

Movimento de Teatro de Rua de São Paulo